Dicas

Dr. Pinheiro Correia

Dica #18

Sabia que os vegetais podem e devem ser incluídos nos lanches dos mais pequenos?

A cenoura, a alface, o tomate e outros vegetais tornam os lanches mais ricos em nutrientes e ajudam a proteger os dentes das bactérias.

Dica #17

Sabia que devia evitar respirar pela boca?

Geralmente quem respira pela boca tem tendência para ter as gengivas cronicamente vermelhas e inflamadas, mesmo que tenha uma boa saúde oral. As gengivas podem também sangrar com frequência e os dentes apresentar mais cáries do que seria de esperar.

Estes e outros sintomas são o resultado da acumulação de bactérias na boca devido ao facto de esta ficar extremamente seca.

Dica #16

Sabia que as alterações estéticas, de dentes e das gengivas, que surgem com a idade podem ser corrigidas?

Com a idade os dentes podem sofrer alterações de cor ficando mais amarelos e/ou acastanhados, assim como podem surgir dentes com aspecto longo, devido à retracção gengival, ou mais curtos, por causa do desgaste.

Existem tratamentos, por vezes simples e pouco dispendiosos, que podem ajudar a melhorar a estética em algumas situações como, o recurso a resinas compostas ou ao branqueamento dentário.

Outros mais complexos e completos como reabilitações protéticas fixas ou o recurso à ortodontia (correcção do posicionamento dentário), podem ser soluções também indicadas nestas idades.

Dica #15

Sabia que a higiene oral da grávida pode influenciar a saúde do bebé?

A higiene oral é a mais eficaz medida preventiva para evitar infecções da cavidade oral.

A mãe pode infectar o bebé por meio de microrganismos provenientes de doenças infecciosas como a cárie dentária e doenças periodontais.

Dica #14

Sabia que há alimentos que protegem os dentes?

Os laticínios, como o queijo, o leite simples e os iogurtes não açucarados, têm propriedades protetoras dos dentes. Como são ricos em cálcio e fósforo protegem também da cárie dentária.

Dica #13

Sabia que existe uma forma correta de usar o fio dentário?

Retire da embalagem cerca de 40cm e enrole no dedo médio de uma mão a maior parte dele. O restante, no dedo médio da outra mão. Com a ajuda dos polegares retire os restos de alimentos dos dentes de cima e com os indicadores, dos inferiores.

Não deixe de efetuar o seu check-up dentário com regularidade.

Dica #12

Com o Verão à porta é difícil resistir a um gelado, mas sabia que ao ingeri-los em excesso pode estar a contribuir para a sua sensibilidade dentária.

Cerca de dois terços dos indivíduos já sentiram pontada ou dor nos dentes devido à ingestão de alimentos e bebidas frios, porque a dentina perde a sua proteção natural expondo os nervos aos estímulos externos.

Dica #11

Sabia que a Halitose, mais conhecida como mau hálito, pode ser evitada de diversas formas? Siga estes passos:

• Boa higiene oral que inclua a escovagem, limpeza interdentária e o uso de raspadores linguais;
  • Ingestão diária de água suficiente para manter uma correta hidratação;
  • Utilização de elixires, recomendados pelo seu médico dentista, contendo agentes específicos.

Dica #10

Sabia que com pequenos gestos está a proteger a saúde oral do seu bebé?

A cárie dentária pode iniciar-se assim que nasce o primeiro dente. Para a evitar basta seguir pequenos passos como por exemplo:

Nos primeiros dias após o nascimento, limpe as gengivas do bebé, com uma gaze ou toalha limpa e húmida.

Se usar biberão, coloque apenas o leite materno ou o leite artificial e não adicione nenhum tipo de açúcar.

Desencoraje a criança a chuchar nos dedos.

Estabeleça bons hábitos alimentares desde cedo, limitando a quantidade e a frequência do consumo de alimentos e bebidas açucaradas.

Dica #9

Sabia que… a técnica 2x2x2 pode ajudar a manter os dentes mais saudáveis?

• Lavar no mínimo 2 vezes ao dia;
  • Com minutos de escovagem;
  • Evitar comer durante 2 horas a seguir à escovagem.

Dica #8

Limpe os dentes e a boca da criança pelo menos duas vezes por dia (depois do pequeno almoço e antes de dormir), utilizando as técnicas específicas adaptadas a cada idade.

Desta forma, estará a criar um hábito de higiene oral que o seu bebé aprenderá a apreciar para sempre.

Dica #7

O stress pode causar bruxismo diurno ou noturno (apertar e ranger os dentes).

A utilização de uma goteira oclusal ou placa de relaxamento (proteção dos dentes feita à sua medida em silicone transparente), reduz significativamente as suas consequências incómodas (dores de cabeça e da articulação temporo-mandibular) e/ou irreversíveis (abrasão, recessão gengival e sensibilidade dentária).

Dica #6

A moderação no consumo de bebidas gaseificadas e açucaradas é essencial.

O consumo de 3 ou mais copos diários, pode aumentar em 62% os problemas dentários (cárie e corrosão do esmalte).

Esteja atento aos primeiros sinais de sensibilidade dentária.

Dica #5

Sabia que a maioria dos adultos têm 32 dentes: 12 molares (incluindo os 4 dentes do siso), 8 pré-molares, 4 caninos e 8 incisivos?!

Dica #4

Sabia que se não usar fio dentário à noite na lavagem dos dentes, 35% da sua superfície não é limpa?

Lave os dentes duas vezes por dia por dois minutos e use fio dental antes de ir para a cama e evite doenças.

Dica #3

É recomendado que visite o dentista pelo menos de seis em seis meses para uma limpeza e check up.

Marque já a sua próxima consulta!

Dica #2

Ir ao dentista não tem de ser um pesadelo.

A escolha de um dentista experiente, que explique detalhadamente o plano de tratamento a realizar e respetivo orçamento é fundamental.

O diálogo, o comportamento e os estímulos positivos, como a escolha de uma clínica com gabinetes amplos e claros são, aliados a um tratamento efetuado com delicadeza e sem dor, a combinação perfeita para deixar de ter pânico e ansiedade na sua próxima visita ao dentista.

Dica #1

O Diagnóstico Oral é fundamental para uma boa saúde oral!

É através deste check up que podemos saber se existe alguma patologia que incomoda ou poderá incomodar o paciente.

Dê à sua boca o tempo que ela merece!