Para quem servem os dentes do siso?

Os dentes do siso são os terceiros molares.
Situados completamente atrás de toda a dentição, podem tornar-se um incómodo, um problema e na maior parte dos casos têm de ser extraídos. Porque é que isso acontece?

Qual a utilidade dos dentes do siso?

Com a verticalização da mastigação ao longo da evolução do homem, a mandíbula ou maxilar inferior foi-se reduzindo e deixando menos espaço para os dentes do siso. No tempo dos nossos avós, na época em que se perdiam muitos dentes, os dentes do siso, quando erupcionados, podiam servir de recurso para a mastigação.. Hoje em dia a perda de dentes é menor, os dentes do siso não têm grande utilidade.

Em que idade é que aparecem os dentes do siso?

Normalmente aparecem entre o 18 e os 25 anos, contudo o germe dentário está presente e é visível a partir dos 11 ou 12 anos. É recomendável fazer un rx-panorâmico entre os 15 e os 18 anos para verificar o seu posicionamento, se têm espaço para erupcionar ou não ficando, neste caso, retidos no osso ou sob a gengiva (inclusos).

Em que casos se justifica a sua extração?

Em principio, deverão erupcionar quatro dentes do siso, contudo, algumas pessoas, não têm mais do que 1, 2, 3 ou mesmo nenhum. No caso de o número de dentes erupcionados ser impar, ou seja, nascer em baixo e não em cima, ou vice-versa, esta situação pode prejudicar a oclusão. Além disso, se um dente do siso está mal posicionado, poderá provocar o desalinhamento dos restantes dentes, caries nos dentes adjacentes, problemas nas gengivas, infeções graves devido à acumulação de bactérias, dores de dentes difusas, dores na articulação temporo-mandibular, dores de cabeça e de ouvidos. Mediante estes diagnósticos, infelizmente muito comuns, então será melhor extrai-los.

A extração é dolorosa?

Estamos em 2017 e dispomos de anestesias muito eficazes. A extração não irá causar dor, poderá sim ser demorada, conforme a posição do dente. Há casos em que o recurso à anestesia geral é necessário, como no caso dos dentes posicionados muito perto do nervo dentário inferior ou no seio maxilar. O paciente poderá sentir incómodo durante as 48 horas seguintes, contudo o médico dentista irá prescrever toda a medicação necessária para uma rápida recuperação.

Qual a idade ideal para a extração dos dentes do siso?

A melhor idade para intervir é entre os 17 e os 20 anos, porque as raízes ainda não estão completamente formadas e o procedimento será bastante mais fácil.