Diagnóstico Oral – Dê à sua boca o tempo que ela merece
Durante muito tempo, descurámos a saúde oral. As idas ao dentista aconteciam apenas quando surgiam problemas e estes eram detetados, muitas vezes, já tardiamente quando não havia muito a fazer. Hoje em dia as coisas já não são assim. Mas será que temos noção da real importância do diagnóstico oral?
O exame clínico oral vai muito além da deteção de cáries ou da causa da “moinha” que está a incomodar. Na realidade, o médico dentista observa a boca dos pacientes como um todo e, só assim, é possível efetuar um diagnóstico oral exato das patologias que o incomodam e de outras que existam mas possam estar assintomáticas.
A observação clínica visual é complementada com o Ortopantomografia (ou RX Panorâmico) que permite evidenciar lesões internas, tais como raízes fraturadas, dentes inclusos, quistos, tumores ou abcessos. Este método permite ainda avaliar a eventual perda de estrutura óssea, a localização exata das raízes dos dentes e, no caso das crianças, a evolução do crescimento dentário.
Atendendo a isto, o exame clínico detalhado, para um diagnóstico oral completo, é um procedimento essencial para a manutenção da sua saúde e, como tal, deve fazer parte do check-up geral.
O que é que o médico dentista examina durante o check-up oral?
- Sinais precoces de cárie
- Avalia o estado das gengivas – verifica se têm alguma inflamação, bolsas periodontais ou outras patologias das gengivas que possam provocar perda de dentes ou perda óssea.
- Se os tratamentos dentários efetuados anteriormente, nomeadamente, desvitalizações, restaurações, coroas ou próteses, ainda estão em bom estado e bem adaptados.
- Os primeiros sinais de lesões benignas ou malignas, ulcerações, glândulas salivares obstruídas, bem como quistos dentários ou paradentários.
- A posição dos dentes, o espaço entre eles e a forma como “encaixam” uns nos outros (oclusão).
- Sinais de que range ou aperta os dentes – um problema corrigível que pode prevenir dores de cabeça, de ouvidos e de dentes.
- Sinais de inflamação ou sangramento na língua, debaixo da língua e no palato.
- O estado geral e funcional da articulação temporomandibular – que faz a junção da mandíbula com o crânio.
- O estado geral dos ossos do rosto, da mandíbula, dos gânglios submandibulares e da região perioral (à volta da boca).
Cuidados a ter
Para poder efetuar o check-up dentário com responsabilidade, o médico dentista, além da licenciatura ou mestrado, tem de ter formação contínua sobre novas técnicas de diagnóstico, farmacologia, estudo de casos e de novas patologias. O médico dentista irá explicar-lhe o que se está a passar durante o exame, apresentar-lhe o diagnóstico e responder a todas as suas questões. Agende o seu check-up dentário atempadamente e para um dia em que tenha mais disponibilidade para poder usufruir de toda a experiência, bem como do tempo e da atenção que o seu médico dentista tem para lhe dar.
Clique na imagem para ver o artigo.